Não seja um político Copa do Mundo

Você já ouviu essa expressão?

Político Copa do Mundo

Aqui em minha cidade (interior de Minas Gerais), essa expressão é muito usada para designar aqueles candidatos que aparecem na cidade a cada 4 anos.

Vou te contar uma história:

Uma das minhas formações acadêmicas é em Ciências Contábeis, e eu trabalho com prestação de contas eleitorais há muito tempo.

Nas eleições de 2012 (eu ainda não era formado em Ciências Contábeis, mas não havia a obrigação das contas serem feitas por um contador, ao contrário de hoje em que se é obrigatório um contador assinar as prestações de contas dos candidatos), pois bem, nessas eleições eu fiz a prestação de contas de um determinado candidato a vereador.

Ele falhou com a sua campanha, não tinha uma estratégia e nem um plano de trabalho elaborado. Contava apenas com o fato de ser conhecido em sua comunidade. O resultado foi que esse determinado candidato não foi eleito para aquele pleito.

Na semana seguinte ele se mudou da cidade sem ao menos dar satisfação para o seu eleitorado, abandonando a sua pequena base eleitoral e o pior é que nem se preocupou em finalizar a sua prestação de contas. Com isso não pude mandá-la para o Cartório Eleitoral da cidade.

Passaram-se 4 anos e as eleições de 2016 se aproximavam. Eu estava em casa quando fui surpreendido pela visita do ilustre pré candidato querendo a prestação de contas para regularizar a sua situação perante o cartório eleitoral. Vejam, ele só se preocupou com a prestação de contas para poder ser candidato novamente, responsável ele…

A minha primeira reação foi de admiração com a coragem desse senhor que se ausentou a cidade, principalmente de sua base eleitoral e SUMIU por 4 anos e agora aparece querendo ser candidato.

Fiquei pensando: Onde ele acredita que teria chance de ser eleito? Não tem uma base eleitoral sólida, não tem um plano de governo para apresentar aos eleitores e agora aparece às vésperas de uma eleição querendo ser candidato? Sem chance.

Eu já presenciei uma situação onde um candidato a prefeito perdeu as eleições, mudou-se do PAÍS, mas manteve-se presente com a sua base eleitoral e fazendo campanha por 4 anos via telefone, naquela época não tinha whatsapp e ele não usava redes sociais, e deu certo! Foi eleito na eleição seguinte. O segredo dele foi manter em um constante laço com a sua base eleitoral e sempre divulgando o seu plano de governo.

Mas esse senhor nada disso fez.

O resultado não foi diferente do que o prognóstico que fiz quando o vi. Ele não foi eleito novamente e novamente ele se mudou da cidade.

Com essa história quero te alertar para o seguinte: Se até hoje você é um político Copa do Mundo ainda dá tempo de se redimir. Estamos a 1 ano e 4 meses para as eleições de 2020. Comece hoje mesmo a mudar a sua atitude como pré candidato e aparece para o seu eleitorado! Vá! Faça isso hoje. Não perca mais tempo!

Comece juntando a sua base eleitoral, comece a aparecer como pré candidato, seja visto, fale de seus planos de campanha, comece a participar e até organizar reuniões de seu bairro para saber qual é a demanda a ser atendida.

Mostre que você não é um candidato Copa do Mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *