É possível fazer uma campanha sem gastar nada?

Um bom planejamento e estratégias são importantes para todos os candidatos, principalmente para aqueles que serão candidatos a vereador ou prefeito nas eleições municipais de 2020. E o planejamento financeiro de uma campanha não pode ficar de fora quando se trata de estratégias eleitorais.

Mas, usando as redes sociais, que o seu uso (a princípio) é gratuito, imprimindo o meu próprio material de campanha com que tenho em casa, fazendo a minha campanha a pé para não gastar com veículo e/ou carro de aluguel e tentando/querendo não gastar nada, será possível fazer uma campanha para as eleições municipais de 2020 sem eu ter que de fato desembolsar algum valor?

A resposta é NÃO! Não é possível você fazer a sua campanha sem gastar nada. Isso porque a própria lei te obriga a ter dois gastos importantíssimos: Contador e Advogado.

Vamos ao que diz a Lei:

A Resolução n.º 23.463, em seu Art. 29, diz:
§ 1º As contratações de serviços de consultoria jurídica e de contabilidade prestados em favor das campanhas eleitorais deverão ser pagas com recursos provenientes da conta de campanha e constituem gastos eleitorais que devem ser declarados de acordo com os valores efetivamente pagos.

Acesse a Resolução 23.463 clicando aqui

Com isso, conclui-se que tais serviços prestados por esses profissionais “deverão ser pagas com recursos provenientes da conta de campanha”, ou seja, deverá haver saída de recursos na conta da campanha e tais serviços NÃO podem ser doadas pelos profissionais de contabilidade e nem pelo advogado, uma vez que eles deverão ser pagos.

Sabendo desses gastos obrigatórios, faz necessário um planejamento financeiro por parte de quem quer ser candidato para as eleições de 2020.

Comece o seu Planejamento Financeiro para sua campanha eleitoral

Ressalto aqui que além desse planejamento com as despesas, você, futuro candidato, deverá declarar um valor financeiro que você possui para honrar esses gastos.

Como contador, realizei muitas prestação de contas desde o ano de 2004 e sempre foi solicitado aos candidatos a comprovação da origem daqueles recursos usados na campanha. Isso pode ser comprovado por meio do imposto de renda, recibo de pagamento (holerite) e até recibo simples de algum serviço prestado, caso o candidato seja autônomo.

Faça as suas economias para ser candidato em 2020

Mas não tenho dinheiro para a minha campanha, o que devo fazer?

Te faço então uma pergunta: Você quer mesmo ser candidato? Se sim, então economize e planeje. É a única solução para você poder ter uma campanha sem muito estresse com falta de dinheiro para material gráfico, combustível, aluguel, advogado e contador,

Portanto, é importante a quem quer ser candidato, seja a prefeito ou vereador nas eleições municipais de 2020, começar desde hoje o seu planejamento financeiro. Sugiro até a abertura de uma conta poupança e que o futuro candidato vá depositando algum pequeno valor todos os meses até a campanha, assim, quando chegar o período legal para registro da candidatura, o futuro candidato já terá um caixa para dar suporte a sua campanha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *